segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Primeiros testes e impressões sobre a Scan N Cut 2 - parte 1


Parte 1

Boa noite pessoal...

Depois do unboxing , consegui um tempinho para fazer alguns testes e comparações da Scan N Cut com a minha maquina antiga , a Silhouette Cameo 3 , a qual trabalho já mais de 4 anos.
Estaremos comparando os pontos em comum e procurando ser o mais imparcial possível.

Vamos a alguns pontos :

Conteúdo da caixa

Comparando o conteúdo que vem acompanhando as maquinas , encontramos uma seleção ferramentas bem generosa da Brother .
Na Cameo , a maquina sempre vem acompanhada de uma lamina de corte padrão e uma base padrão de 30 x 30  (12¨ x 12¨). Algumas empresas que vendem a Cameo , fazem combos com base e/ou lamina extra , kit de canetas e outros kits.

Kit que acompanha a Cameo 1 , Cameo 2 e Portrait ( na Portrait a base é tamanho A4)

Kit que acompanha a Cameo 3


Já na Scan N Cut , a maquina vem acompanhada de um conjunto bem grande, composto por 2 laminas , uma para corte padrão e outra de corte profundo. Vem 3 esteiras de corte, padrão 12¨x 12¨) , sendo uma esteira de média aderência  e outra esteira padrão.  Vem um suporte para canetas , com um conjunto de 6 canetas coloridas e mais 2 canetas  com tinta removível. Acompanha também 2 folhas de suporte para tecidos de alta aderência e 2 folhas de contato termocolante para tecidos, alem de uma espatula e uma caneta ponteiro.

Kit que acompanha a Scan N Cut 2


Tamanho

A Scan N Cut , tem um tamanho mais reduzido que a Cameo 3. Com isso a Scan N Cut acaba ocupando um menor espaço na sua mesa, mas lembrem-se que tanto a Scan N Cut  quanto a Cameo precisam de um espaço a frente e atras delas para o deslocamento da esteira/base , equivalente ao tamanho da esteira/base.





Esteira / Base

A própria entrada da esteira (base de corte ) da Scan N Cut é menor em comparação com a Cameo. Enquanto na Cameo você precisa alinhar a base as marcações que existem nela, devido o espaço da boca da Cameo ser bem larga.


Já n a Scan N Cut a  boca de entrada é justa, da mesma largura da esteira. A maior vantagem da boca de entrada ser justa é que minimiza a possibilidade de se colocar a esteira mau posicionada ou deslocada e com isso cortar fora de posição ou torto.


Para Cameo , encontramos a base padrão de 12¨ x 12¨ e a base de 12¨x 24¨. Temos também a base Light de 12¨ x 12¨ , que tem uma camada de cola mais suave.
Com relação a durabilidade da cola da base das duas maquinas , com a Cameo  já sabemos que ela aguenta um certo tempo mantendo a aderência. No nosso caso ,  que não usamos a Cameo para alta produção, alem de tomarmos o cuidado de manter a camada adesiva sempre bem protegida, quando não esta em uso, a durabilidade da base é enorme. Tive um pedido de 250 caixas de bem-casados no qual precisei usar 4 bases para acelerar o processo. A durabilidade da aderência da cola neste caso foi bem curta, devido ao processo de colar e descolar os papeis, o próprio processo do corte , que acaba raspando a cola onde a lamina desliza, o pó que o corte gera , além do pó do próprio ambiente. Basta alguns minutos descoberta , que a base já começa a perder aderência devido ao acumulo de pó em suspensão no ambiente.
Neste caso fizemos o processo de lavar a base aplicar uma nova camada de cola reposicionável  nas bases. Como era sexta feira e precisávamos entregar no sábado, fizemos o processo.



No caso da esteira da Scan N Cut , fizemos alguns testes. A esteira apresenta ter uma qualidade excelente . Notamos que a lamina também marca a esteira , como na Cameo. Mas com o uso da espatula, a folha fica bem aderida e na hora da remoção do papel e dos recortes , a espatula facilita muito, ajudando a preservar a aderência.




*** Importante ***

Em conversa com o pessoal da Brother e Shuminoie, nos foi alertado que a maquina perde a garantia se for utilizado esteiras piratas ou esteiras recondicionadas com cola. Pois essas esteiras podem ter diâmetro diferente e as colas podem pegar nos eixos e roletes , danificando a maquina.
A Silhouette America também faz o mesmo alerta com relação as bases.


Laminas de corte

A Cameo vinha com uma lamina padrão de corte, que era preciso ajustar a catraca para que a lamina ficasse com o numero recomendado para o material a ser cortado. Com o lançamento da Cameo 3, ela passou a vir com a Lâmina De Corte Auto-ajustável, que se ajusta conforme  o material selecionado no Silhuette Studio. Apesar de ser um mao na roda essa sistema de lamina nova da Cameo 3 , ela tem um custo muito maior que a lamina padrão que ainda pode ser utilizada.



No caso da  Scan N Cut, acompanham 2 suportes com laminas na maquina , o suporte com a lamina de corte padrão e o suporte com a lamina de corte profundo.


 O grande diferencial deste suporte com  lamina e que você não precisa jogar eles fora quando a lamina quebra ou fica cega demais , basta comprar só a lamina de reposição e trocar no suporte. Isso mesmo , a lamina interna é substituível.

E caso aconteça de quebrar o suporte, existe o suporte para reposição.
                            



Pessoal , vou terminar aqui o post para não ficar muito longo e cansativo. Mas já estou finalizando a segunda parte deste post e ainda essa semana já libero para vocês.

Esperamos que ajude a sanar algumas duvidas e que vocês possam escolher a maquina que melhor se ajusta a sua necessidade e seu bolso.

Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e deixar seu joinha.

Tudo de bom e ate a próxima. :)















Nenhum comentário:

Postar um comentário